maio 29, 2013

sopa do vô

O meu avô Mário faria hoje 94 anos. Ao longo dos 26 anos que partilhámos só me lembro de o ver tomar dois tipos de pequeno-almoço. Um era uma malga de chá de hipericão e um molete [carcaça] com mel. O outro era esta sopa branca, por nós baptizada de sopa do vô, também numa malga.
sopa branca
Foi hoje o meu pequeno-almoço. sopa branca
Batata + cebola + cotovelinhos + azeite + sal + água sopa branca
Os meus avôs chamavam-se Mário e Augusto. As avós Emília e Fernanda. E os vossos?

18 comentários:

  1. :)
    António e Assunção e António e Luísa Teodolinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António é um clássico. Gosto muito, é o nome do meu pai. Teodolinda é fantástico, não conhecia :-)

      Eliminar
    2. Ainda tive uma colega de liceu Teodolinda - já não era comum nessa altura. Acho que hoje em dia já se não usa :)

      Eliminar
  2. Os paternos eram o José e a Inácia, os maternos eram o Manuel e a Alzira. Só conheci dois... a Inácia e o Manuel.

    Não me recordo muitos dos pequenos-almoços do Manuel (que foi quem conheci melhor) mas recordo-me muito dos jantares de batatas com arroz e rodelas de chouriço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais dois clássicos: José e Manuel. Já Inácia e Alzira desconfio que não nasçam muitas hoje em dia...
      Estou a ver que os nossos avós tinham em comum o excesso de hidratos de carbono no mesmo prato :-)

      Eliminar
  3. Meus avós portugueses: Alberto e Maria
    Meus avós mistos: Ana (espanhola) e Pedro (argentino-brasileiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto já não se usa tanto por cá, Beth. Mas os outros 3 continuam perfeitamente actuais.

      Eliminar
  4. Manuel e Conceição e José Bento (por ser o 7º rapaz e supostamente para não virar lobisomem!) e Celestina.

    O meu avô Bento ainda hoje come "caldo" ao pequeno almoço. Tem 90 anos, que não os parece, e é muito saudável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro essas histórias, Guida! Então o 7º rapaz tinha de se chamar Bento para não virar lobisomem? Desconhecia!

      Eliminar
    2. A minha bisavó Vitória acreditava que sim, que quando se tem 7 rapazes, o 7º vira lobisomem... mas o nome Bento afasta essa possibilidade. São deliciosas estas histórias!

      Eliminar
  5. Que belo aspecto!! Os meus avós paternos - Maria Inês e José; os maternos - Maria Lucília e Joaquim João!

    ResponderEliminar
  6. Esse caldo, que bom aspecto! Os meus avós, Manuel Maria e João. As avós, Aurora e Maria (avó Micas)

    ResponderEliminar
  7. Adoro sopa e essa me deu água na boca....yummi....

    ResponderEliminar