abril 28, 2014



manta
O Eduardo fez 1 ano no dia 15/04. E eu fiz-lhe uma colcha com camisas velhas dos homens da família.
São sete camisas que a única coisa que têm em comum é serem 100% algodão. Confesso que à medida que as fui recolhendo ia pensando "que grande confusão que isto vai ficar..." ou não tivesse eu idealizado que todos os homens usam riscas e quadradinhos discretos, em tons suaves de azul, vermelho e branco.
colcha
Como de costume, não fiz grandes planos. Cortei de cada camisa 10 quadrados 15x15 cm, por ser a largura da minha régua. Distribuí-os mais ou menos aleatoriamente na 1.ª fila e construí as outras com base nela. A parte de trás, que também serve de binding, era um lençol velho, às bolas, da minha cama de solteira. No meio utilizei uma flanela grossa, porque não gosto do dracalon e acho absurdo o preço dos enchimentos de lã ou algodão. Como não tenho calcador próprio para acolchoar nem vagar para acolchoar à mão, uni as camadas com um ponto de cruz aqui e ali.
colcha
Fiquei muito contente com o resultado. Agora vou ter de a lavar e esperar que as nódoas de flores de choupo que ganhou na primeira vez que foi ao jardim saiam!
colcha

18 comentários:

  1. Esta lindissima, Joana, lindissima!!
    E apetecia-me por no Pinterest e nao consigo, estas la?

    ResponderEliminar
  2. Está mesmo gira! E o Eduardo deve estar enorme! Beijinhos para os 4 :D

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão bonita, Joana! Parabéns. As tuas colchas têm sempre um toque especial. Adoro. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joana! Tens um nome tão bonito :-)

      Eliminar
    2. Devo dizer que o teu nome também é muito bonito! ;)

      Eliminar
  4. está um a trabalho lindo e sempre com um toque delicado!! (das tuas palavras para mim não foram uma surpresa, pois surpreendentemente nesta ultima 6f vieram-me "fixamente" à cabeça umas outras palavras que já me disseste há mais tempo... tive ali uns minutos a pensar sobre elas e em como parece que me estou a encaminhar para elas. Obrigada e beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Está lindo! Parabéns!! Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava, não estava? Nem sabes o que lhe aconteceu...

      Eliminar
  6. Estou a adorar conhecer o teu blog e que temos gostos em comum. Tenho guardado as camisas velhas pois estou a coleccionar os tecidos aos poucos para fazer uma manta para os meu mais velho.Adoro o reaproveitamento. Já vi que não acolchoaste e fizeste os pontos para prender. Mas sabes que a manta de berço que fiz para o meu mais novo acolchoei com o calcador normal e até correu bem. Agora nesta manta grande já comprei o calcador específico que ajuda! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rita. A minha colcha sofreu um acidente na máquina de lavar. Está ali toda descosidinha à espera de coragem para a refazer. Os nós não foram definitivamente uma boa ideia ;-)

      Eliminar
  7. Há que tempos que ando para fazer uma coisa assim. Tenho camisas guardadas à espera. E também tenho calças de ganga que vou guardando para algo semlhante. No caso das calças de ganga está começada mas com a minha máquina antiga tive que desistir.
    O trabalho que estas mantas dão justifica quanto a mim gastar um pouco mais e comprar um enchimento bom. Mas é só a minha opinião :) Ficou girissima e vale a pena recomeçar Joana! bj
    Ficou girissima!

    ResponderEliminar
  8. newsuseful source weblinkhop over to this website More about the authorbest site

    ResponderEliminar