maio 07, 2010

mind the gap

Fui passar uns dias a Londres e é claro que aproveitei para ir ver a exposição "Quilts 1700-2010". Se estiverem a pensar fazer o mesmo convém que se preparem para:

- ir cedo: as filas na bilheteira podem atingir largas dezenas de pessoas;
- gastar £10 (12€) no bilhete;
- perder a cabeça na loja: a coleção de tecidos de patchwork alusivos à exposição é irresistível e nem falo da livraria...
- levar um guarda-chuva, ou comprar lá um!
- dar uma hipótese ao fish and chips e às sausages with mash e passar rapidamente para a comida indiana, japonesa, tailandesa, italiana e outras que conseguirem encontrar.

quilts

Ao domingo na zona oriental da cidade há vários mercados de rua que convém não perder, nem que seja só para passear. O da Petticoat Lane é muito semelhante às nossas feiras, com predomínio de roupa barata e bugigangas (um bom sítio para comprar o tal guarda-chuva, portanto!). Na Columbia Road vendem-se essencialmente flores e plantas. O da Brick Lane é o paraíso da roupa vintage, mas também se encontram por lá lojas de tecidos africanos com preços inacreditáveis.

capulanas

Ainda a propósito de tecidos, na Liberty of London encontram-se os mais bonitos que já vi. Aliás, gostei de tudo o que por lá vi. Não muito longe, fica uma das livrarias Persephone Books com livros lindos, sob todos os pontos de vista. A caminho entre os dois locais, há que visitar os alfarrabistas.

livros

Revisitar a feira de velharias da Portobello Road (não encontrei um único açucareiro para a coleção!) e o Museu Britânico (para ir vendo aos poucos) também fez parte do programa.

7 comentários:

  1. Tecidos Liberty, adoro, adoro !!!!

    ResponderEliminar
  2. Belo passeio! Londres... Há que tempos que ando para lá voltar... Qualquer dia destes... A exposição é tentadora!

    ResponderEliminar
  3. Belo passeio! Os tecidos são tão bonitos, reproduzir padrões antigos é uma ideia brilhante que já vi em Amsterdam. Não me importava ir já fazer as minhas compras a Londres. Quanto ao Liberty, ainda tenho a esperança de os ver a venda cá em Portugal!
    O teu post é um excelente guia, bem hajas:)

    ResponderEliminar
  4. Olha, por aqui é só INVEJA do teu passeio. Mas pronto, sempre viajei um bocadinho através das tuas palavras e imagens:)
    Beijo,
    Violeta.

    ResponderEliminar
  5. Que belo passeio :)
    Tecidos liberty, alfarrabistas, feiras... tudo o que gostamos! Um próximo destino à espera.
    Bjs e obrigada pela partilha*

    ResponderEliminar
  6. Por vezes sinto que quando vivi em Londres nao usufrui de tudo o que a cidade nos podia oferecer. Com crianças pequenas as fugas à capital eram poucas! Mas começou ai a minha paixão por tecidos e crochet e car boot sales (que saudades)!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, já temos saudades de ver aqui as tuas publicações!
    Espero que seja para breve.

    Bjocas,
    Inês

    ResponderEliminar