maio 31, 2012

nem mais um pingo

drop stop
Acabaram as nódoas de azeite nos armários e as de groselha no frigorífico.

drop stop

maio 29, 2012

bolo de hortelã

Inspirei-me nesta receita para aproveitar uma generosa oferta de hortelã.
bolo de hortelã
1/2 chávena de folhas de hortelã + 1 chávena de água para a infusão + 2 chávenas de açúcar + 1/2 chávena de azeite + 1 maçã grande (usei maçã starking) + 3 ovos + 2 colheres de sopa de hortelã picada + 3 chávenas de farinha + 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó

bolo de hortelã
Fazer uma infusão muito forte com a 1/2 chávena de hortelã e a água e deixar arrefecer um pouco. Descaroçar a maçã. Num copo liquidificador juntar a infusão e respectivas folhas de hortelã e todos os restantes ingredientes com excepção da farinha e do fermento. Verter para uma taça e incorporar agora a farinha e o fermento. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, em forma untada e polvilhada com farinha. Passados 15' reduzir para os 160ºC e deixar cozinhar mais cerca de 40'.

naperon
É bem capaz de ser o meu novo bolo favorito.

maio 27, 2012

sortear

Os botões vão a caminho da Noruega. Parabéns ao número 51, 2ne!
sortear
sortear
O C. participou alegremente no sorteio, contente por ver alguns botões de saída desta casa :-)

maio 23, 2012

giveaway week

Giveaway

Estamos a meio da Giveaway Week do Sew, Mama, Sew! Se tiverem paciência para isso, há por lá centenas de blogs para descobrir e com óptimas ofertas. Como me candidatei a duas ou três coisas, achei por bem retribuir e vou sortear esta caixinha de tecido com mais de 150 botões vintage. Qualquer pessoa pode participar, só tem de deixar um comentário até ao fim do dia 25 de Maio. No dia 27 anunciarei aqui o vencedor, que também será contactado por e-mail.
Sempre estou para ver se alguém se vai dar ao trabalho de traduzir esta mensagem... ;-)

*Update* : The winner was 2ne!
Thanks to all 111 of you who entered this giveaway, specially to those of you that actually did translate :-) Google translate is far from perfect but I guess it was good enough to understand the basics.

maio 22, 2012

tarte de ruibarbo e morangos

Vi ruibarbo à venda por cá pela primeira vez e lá o comprei sem fazer a mínima ideia de como se cozinhava ou ao que sabia. Depois de uma vista de olhos pelas receitas da Martha Stewart e de pensar "não tenho vagar para isto", decidi inventar a minha própria receita.
ruibarbo e morango
Massa: 200g de farinha para bolos + 150g de manteiga sem sal + 1 cálice de vinho do Porto
Levar tudo ao lume e mexer até formar uma bola. Forrar a tarteira com esta massa. É surpreendentemente fácil.

Recheio: 10 talos de ruibarbo + 500g de morangos + 100g de açúcar + 1 colher de chá de maizena
Cortar o ruibarbo em pedacinhos de cerca de 3 cm e os morangos em quartos. Fazer uma compota ligeira levando ao lume o açúcar com os morangos e o ruibarbo durante cerca de 5 minutos. Dissolver a maizena num pouco de água e adicionar. Deixar cozer mais 5 minutos, mexendo sempre.

Colocar o recheio sobre a massa e levar ao forno durante 40 minutos ou até a massa ficar dourada.
tarte de ruibarbo e morango
Ficou uma maravilha, o C. que vos diga!

crochet

maio 20, 2012

bloco #5

A Catarina já fez 10 meses, o que significa que gatinha por todo o lado, isto quando não se põe em pé e anda agarrada aos móveis, o que por sua vez significa que eu ando sempre atrás dela, o que significa que não estou sentada a costurar quase nunca, o que significa que ainda vou a meio de Março no curso.
bloco #5

maio 17, 2012

canelas em lançadeira

A minha avó chamava-lhes canelas, mas também já tenho ouvido dizer bobine ou bobina. Não me agrada nada enchê-las, pelo que prefiro tê-las sempre preparadas para não ser interrompida a meio de uma costura. Como não preciso de tantas que justifiquem a compra das caixas com divisórias, arranjei esta solução para as guardar.
bobines
Lançadeira de tear comprada na Feira da Ladra + pausinho de espetadas.
Gostam? Como guardam as vossas?

maio 05, 2012

a imagem também conta

No Quarto de Mudança há boas dicas para melhorar a qualidade das fotografias nos nossos blogues. Experimentei muito por alto estas. Mesmo não tendo usado o tripé, nem a máquina no modo manual e nem sequer folhas grandes de cartolina, consegui obter um fundo que, não sendo propriamente branco, é uniforme.
gift
As modelos são novas versões das caixas de tecido.
fabric box